O que é Java EE?

Esse post não terá código, será simplesmente para responder alguma dúvidas básicas sobre JavaEE

O que é Java EE?

Java EE é um conjunto de especificações destinados a facilitar a criação de aplicações "Enterprise"(aplicações que empresas usam) em Java. Assim, Java EE define um modelo de programação para criar aplicações para empresas, onde diversas tarefas comuns(persistência de dados, validações, transações, tratamento de requisições HTTP, entre outras) são especificadas e "colocadas no papel" para todos lerem, implementarem e usarem. O grupo que determina as especificações é aberto e até você pode fazer parte!
Lembrando que a Java EE em sí (falamos aqui da versão 6, mas a versão 7 já foi concluída, está em andamento a versão 8) é uma "spec" também.

Onde posso desenvolver aplicações que usam isso?

Qualquer IDE(ambiente integrado de desenvolvimento) recente tem suporte a Java EE. Cito nessa sessão o Eclipe e o Netbeans, que são as duas IDEs mais utilizadas e que possuem um suporte muito bom a essa tecnologia.

Onde posso rodar meu código?

Após a criação e teste de seu sistema, no momento de colocar em produção, você deverá utilizar um servidor que aplicação que comprovadamente suporta todas as especificações JavaEE. Se você seguiu as especificações, poderá utilizar qualquer um dos servidores aprovados, entre os quais eu destaco o JBoss Application Server (renomeado para Wildfly),o Glassfish e o TomEE, pois são de código aberto e gratuitos. Código aberto sempre.

Servidores de aplicação representam a "borda" entre a programação e a parte de infraestrutura, por esse motivo os mesmos levam a um assunto complexo cujo estudo pode levar a certificações exclusivas, independente dos conceitos por trás do JavaEE. Para o JBoss, por exemplo, temos a famosa 336. Se você quiser saber mais sobre JBoss e servidores de aplicações especificamente, recomento você visitar o blog "JBoss Divers", onde o autor foca exclusivamente em problemas diários com a manutenção e configuração de servidores JavaEE com destaque para o JBoss.

O que o JavaEE especifica exatamente?

Várias coisas que você pode conferir no site da Oracle (atual empresa por trás do Java). Abaixo cito as especificações mais famosas e os links para posts desse blog relacionados com as especificações (se existir). Obviamente toda a especificação não será coberta, até por que algumas especificações menores não utilizadas tão frequentemente. Seguem:

6 comentários:

  1. Muito bacana o post, mas é importante dizer que JBoss AS não é gratuito. É Open Source, mas para rodar em produção, é necessário ter um contrato com a Red Hat.

    Caso queira usar um servidor de aplicação Java EE gratuito, as opções são somente o WildFly e o GlassFish.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, obrigado pelo comentário!

      Acredito que você se refere ao JBoss EAP.

      Modifiquei de JBoss AS para Wildfly, pois no nome JBoss AS não é mais utilizado

      Excluir
    2. JBoss AS é o nome utilizado para o servidor de aplicação Java EE JBoss nas versões 7 ou anteriores. Foi renomeado para WildFly na versão 8. O JBoss EAP é o servidor de aplicação que a Red Hat suporta e seu download também está disponível de forma gratuita no jboss.org.

      Excluir
  2. Muitos parabéns William pelo esforço e pela qualidade dos posts apresentados. A sua forma de explicar é melhor que alguns formadores.

    Bem haja!

    ResponderExcluir